:: Copa 2014 ::
Viaje pelo Guia das Sedes Viaje pelo Guia das Sedes Conheça Curitiba, cidade-sede da Copa de 2014.
notícias | enquetes

Qualificação Profissional

Sexta-feira, 06/08/10 - 06h01

Feirantes de Curitiba passam por curso visando a Copa do Mundo

Capacitação é realizada pelas Secretarias de Turismo, Abastecimento e Saúde da Prefeitura do município
Tradicional Feira do Largo, no Centro Histórico de Curitiba
Tradicional Feira do Largo, no Centro Histórico de Curitiba
   

As Secretarias de Turismo, Abastecimento e Saúde realizaram, nesta quarta-feira (4), mais um curso de boas práticas de alimentos para feirantes das 22 feiras de artesanato nos bairros de Curitiba e da feira do Largo da Ordem. No ano passado, os 81 permissionários da feira do Largo da Ordem já tinham adotado as boas práticas de manipulação do Programa Alimentos Seguros (PAS) oferecido pelo sistema S — Senac, Senai, Sesi, Sesc e Sebrae.

O encontro reuniu cerca de 50 donos de barracas de alimentos com o objetivo de repassar conceitos sobre segurança alimentar, além de preparar e qualificar os profissionais para Copa do Mundo de 2014, já que Curitiba é uma das cidades-sede. No total, 150 feirantes passarão pelo curso.

Esse é um novo procedimento pelo qual os feirantes que trabalham com alimentos estão atravessando. A partir de agora, as três secretarias são responsáveis pela fiscalização das feiras. Uma comissão foi estabelecida e percorrerá os locais de produção e também as barracas nos dias de feira para garantir a qualidade dos produtos.

"Essa é uma nova era para as feiras de Curitiba. Agora, as três secretarias vão trabalhar juntas e alinhadas para garantir que os alimentos oferecidos nas feiras sejam de qualidade. Cada vez mais, o consumidor está ficando exigente e os feirantes devem acompanhar esse processo se atualizando", destaca Ana Valéria de Almeida Carli, Chefe da Vigilância Sanitária de Alimentos da Secretaria de Saúde.

Tadeu Kawalec, o "Tadeu do Pirogue", 57 anos, foi um dos participantes do curso. Experiente em feiras, afinal são 22 anos como feirante, Tadeu reconhece a importância do trabalho e concorda com o controle feito pelas secretarias.

"As equipes de controle de qualidade percorrem as barracas nas feiras todos os dias. Isso é importante para o público saber que o alimento oferecido é de qualidade. Isso também é fundamental ao feirante, afinal, todos dentro do padrão, não corremos o risco de afastarmos clientes", afirma Tadeu, que monta sua barraca todos os dias nas feiras espalhadas pela cidade e aos domingos na feira do Lago da Ordem.

Copa do Mundo
Na avaliação dos representantes das Secretarias de Turismo, Abastecimento e Saúde e dos próprios feirantes, a Copa do Mundo será o auge. Todos sabem que a cidade receberá milhares de turistas nacionais e estrangeiros e que as feiras devem ter uma grande procura. Afinal, já fazem parte do roteiro turístico de Curitiba e atraem cada vez mais pessoas.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Mais informações para a imprensa:

Contato pelo email copa2014@turismo.gov.br.

14. 04. 10

União Esportiva Charles Miller estreia na Vila de Paranapiacaba (SP)

09. 09. 09

Internacional de Porto Alegre anuncia início das obras da cobertura do Beira-Rio

14. 05. 10

Ijuí (RS) se candidata a campo-base para equipes em 2014

06. 11. 09

“O melhor do País é o povo brasileiro”

19. 08. 10

Santa Maria (RS) quer ser subsede na Copa do Mundo de 2014

24. 05. 12

Câmara temática debate tecnologia na recepção de turistas

24. 05. 12

Mineiros debatem diretrizes para uma Copa sustentável

16. 05. 12

Aprovada a rede de emergência em saúde para a Copa em Curitiba

16. 05. 12

Especialista destaca plano de viabilidade econômica para estádios

02. 05. 12

COL realiza seminário sobre voluntariado em Manaus
Paulo Bonfá Duração: 04:24 0 comentários
Serginho Chulapa Duração: 05:27 0 comentários
Zito e Clodoaldo Duração: 05:21 0 comentários
Xico Sá e Sócrates Duração: 06:19 0 comentários