:: Copa 2014 ::
Viaje pelo Guia das Sedes Viaje pelo Guia das Sedes Conheça Curitiba, cidade-sede da Copa de 2014.
notícias | enquetes

Infraestrutura

Quinta-feira, 23/12/10 - 16h36

Baía de Todos os Santos recebe investimentos no turismo

Setor náutico é uma das apostas do governo baiano
Crédito: Divulgação
Baía de Todos os Santos, vista da Cidade Alta, ao lado do Elevador Lacerda

Um aporte de US$ 85 milhões foi destinado para investimentos na área turística da Baía de Todos os Santos, localizada na zona litorânea que congrega Salvador, uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, e dezenas de municípios do Recôncavo Baiano. Os recursos, que foram aprovados pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério do Planejamento, fazem parte do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) Nacional e serão financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A maior do Brasil e a segunda maior do Atlântico, a Baía de Todos os Santos é composta por 56 ilhas, dentre as quais a maior e mais importante é a de Itaparica. Grande parte dos recursos deste projeto, estimado em mais de US$ 50 milhões, será destinada ao eixo relacionado à infraestrutura e serviços básicos, o que prevê a implantação da Via do Mar e Via de Contorno da baía, melhoria da segurança pública e dos terminais de turismo náutico da capital e de Itaparica.

A Baía integra os municípios de Cachoeira, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragojipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Felix, São Francisco do Conde, Saubara e Simões Filho. Os principais atrativos histórico-culturais e belezas naturais se constituem, principalmente, em atrações para o desenvolvimento do turismo náutico, que é o forte da região.

Outro eixo de atuação do programa, que visa promover o turismo, baseia-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Náutico da Baía de Todos os Santos, criado pela Secretaria de Turismo do Estado.

O documento aponta que o desenvolvimento desse segmento é também uma oportunidade para que sejam definidas as políticas públicas capazes de incentivar e facilitar a criação de infraestruturas. Porque, com o aumento do número de equipamentos de suporte, amplia-se, também, o número de embarcações, crescendo a demanda por serviços especializados no setor e gerando emprego e renda para a população local.

Ações nas áreas de qualificação profissional, desenvolvimento do turismo náutico, sinalização turística, pesquisas sobre produção associada, elaboração do projeto do Oceanário de Salvador e implantação do trem turístico Santo Amaro–Cachoeira também estão previstas para acontecer nos próximos anos.

Guia das Sedes:
Faça uma viagem inesquecível pela cidade-sede Salvador. Conheça a história, os atrativos culturais, a gastronomia e o artesanato de cada região! Clique aqui.
 

Mais informações para a imprensa:

Contato pelo email copa2014@turismo.gov.br.

09. 09. 09

Internacional de Porto Alegre anuncia início das obras da cobertura do Beira-Rio

09. 09. 10

Parque do Gigante é inaugurado em Sinop (MT)

26. 08. 10

Há 64 anos Brasil era escolhido como sede da Copa do Mundo de 1950

19. 08. 10

Santa Maria (RS) quer ser subsede na Copa do Mundo de 2014

14. 04. 10

União Esportiva Charles Miller estreia na Vila de Paranapiacaba (SP)

24. 05. 12

Câmara temática debate tecnologia na recepção de turistas

24. 05. 12

Mineiros debatem diretrizes para uma Copa sustentável

16. 05. 12

Aprovada a rede de emergência em saúde para a Copa em Curitiba

16. 05. 12

Especialista destaca plano de viabilidade econômica para estádios

02. 05. 12

COL realiza seminário sobre voluntariado em Manaus
Paulo Bonfá Duração: 04:24 0 comentários
Serginho Chulapa Duração: 05:27 0 comentários
Zito e Clodoaldo Duração: 05:21 0 comentários
Xico Sá e Sócrates Duração: 06:19 0 comentários