Ministério do Turismo

Ago 04
 
Set 02
São Paulo - SP
x

Enviar para um amigo

Dados do remetente:
Dados do destinatário:

campos marcados com * são de preenchimento obrigatório

compartilhe link

86ª Festa de Nossa Senhora Achiropita

Termo de Responsabilidade

Tipo: Festa
Data: 04/08/2012 a 02/09/2012

A Festa de Nossa Senhora Achiropita é a mais tradicional festa italiana do Brasil, realizada na rua Treze de Maio, bairro do Bixiga, em São Paulo; evento que faz parte do calendário turístico da cidade. O evento é realizado por mais de 950 voluntários que produzem pratos típicos italianos consumidos durante os finais de semana de agosto.


A festividade é uma homenagem da comunidade italiana à padroeira do bairro, Nossa Senhora Achiropita, termo calabrês que significa “imagem não pintada pela mão do homem” e que começou com a chegada das primeiras levas italianas, grande parte da região da Calábria e que se instalaram no bairro, no início do século passado.


A devoção dos imigrantes contagiou a comunidade e virou símbolo de religiosidade, fé e esperança, que atrai milhares de pessoas de todas as regiões da capital e do país, para homenagear a santa padroeira e saborear as comidas típicas, preparadas pelas “mamas”, as matronas italianas que tornam o ambiente ainda mais festivo.


A festa atrai cerca de 250 mil pessoas durante todo o mês, que se entretém com a riqueza da culinária italiana, cuja verba é revertida para as obras sociais da Igreja. Segundo os organizadores, toneladas de alimentos são utilizadas para preparar diversos pratos, como as 12 mil fogazzas consumidas em apenas uma noite.


Para saber mais, acesse:

http://www.achiropita.org.br/festa-da-padroeira/historia-da-festa

 



Termo de Responsabilidade

Ministério do Turismo
Esplanada dos Ministérios, Bloco "U" - 2º/3º andar - Brasília - DF - Brasil - 70065-900
Anexo ID - SCN Quadra 06, Bloco A, 12º andar - Brasília - DF - Brasil - 70716-900

Embratur
SCN Quadra 02 bloco G Ed. Embratur
Brasília - DF - Brasil - 70712-907